A primavera inicia com alerta de frio intenso em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. O frio começa a partir da noite desta quinta-feira (22) e vai até a madrugada de sábado (24).
A temperatura pode atingir valores negativos entre o Meio-Oeste e os Planaltos. Já nas áreas altas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e restante do Oeste do Estado, as mínimas variam entre 0ºC e 5ºC e, no litoral, de 6ºC a 10ºC.
De acordo com a Defesa Civil, há condições de geada e congelamento nas pistas da Serra Catarinense.
O risco de hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias é moderado no Meio-Oeste e Planalto Sul, com baixo risco no restante de Santa Catarina.
Abrigo emergencial em São José
Com o frio intenso, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai ofertar o abrigo emergencial para população em situação de rua. O serviço será disponibilizado no Centro POP durante sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25), das 19h às 7h.
O acesso é para banho, jantar, pernoite e café da manhã no dia seguinte. Serão acolhidos também os animais de estimação das pessoas abrigadas. O Centro POP fica localizado na Rua Camilo Veríssimo da Silva, 104, no bairro Roçado.
Quem identificar uma pessoa em situação de rua no município pode ligar para a Abordagem Social pelo telefone: (48) 8854-4443.
Rajadas de vento
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para ventos costeiros afetando a região Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-grandense, Grande Florianópolis.
Ciclone
A Defesa Civil também emitiu um alerta para fortes rajadas de vento, mar agitado com risco de ressaca e ondas que podem atingir três metros de altura provocados por um ciclone próximo ao Litoral de Santa Catarina. O risco para ocorrências relacionadas ao fenômeno pode chegar a moderado em algumas regiões do Estado.
O ciclone marítimo, com formação na altura do Rio Grande do Sul, intensificou os ventos em Santa Catarina, que passam a soprar do quadrante sudoeste/oeste com rajadas entre 50 e 80 km/h, podendo passar destes valores nas áreas mais elevadas do Estado.
O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas regiões do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana.
O alerta teve início às 9h desta quinta, estendendo-se até as 15h de sexta-feira (23). A recomendação é que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes, janelas e objetos que possam ser arremessados.
Por ND
Comentários desta notícia