A Conexão GeoClima informou na noite desta segunda-feira (29), que um “Bow Echo” foi identificado por imagem de radar avançando da Serra Gaúcha para o Litoral Sul de Santa Catarina. O “Bow Echo” é uma linha de tempestades severas que apresenta uma forma arqueada semelhante a um arco.
Essa formação frequentemente está associada a ventos intensos e chuvas fortes, não descartando a possibilidade de granizo.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta devido à previsão de chuvas intensas no Estado. Segundo a secretaria, as primeiras semanas de maio serão marcadas por chuvas volumosas e temporais. Os fenômenos começaram entre este fim de semana e o início de maio, com maior concentração nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
As regiões com risco moderado de ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais são: Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, o risco é baixo.
Desta vez, as chuvas e os temporais se originam devido à presença de um bloqueio atmosférico que está dificultando o avanço das frentes frias formadas entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina.
Com isso, essas frentes frias apresentam características mais estacionárias, ou seja, têm um deslocamento mais lento, favorecendo a atuação dos sistemas de chuva por um período maior. Essa condição deverá persistir ao longo da primeira quinzena de maio, resultando em chuvas acima da média para esta época.
Comentários desta notícia