O Litoral Norte de Santa Catarina segue em atenção por conta das chuvas persistentes nesta quarta-feira (30). A previsão é de mais chuva para as próximas horas em Itajaí, com eventual rajadas de vento e possível queda de granizo.
O Litoral Norte está na área de risco alto no mapa para ocorrências de ligadas a descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo especialmente na tarde desta quarta-feira.
Em Camboriú a Defesa Civil também emitiu alerta aos moradores de áreas de risco de deslizamentos e alagamentos. Na manhã desta quarta-feira o Grac (Grupo de Ações Coordenadas de Camboriú) se renuiu com o prefeito e a previsão é de muita chuva na cidade agora pela manhã, podendo ultrapassar 100 mm.
A Defesa Civil alerta aos moradores de áreas de risco que há perigo de deslizamentos e alagamentos. As secretarias de Defesa Civil, Obras, Desenvolvimento e Assistência Social, Agricultura e Comunicação estão em regime de plantão.
A atenção especial vai aos moradores do Jardim Europa, proximidade com Parque Linear e o Rio Camboriú, algumas regiões do Monte Alegre e atrás da secretaria de Obras, no Jardim Paraíso, devem ter cuidado redobrado. Evitem sair de casa e estejam atentos à possibilidade de alagamentos. Em caso de emergência ligue 199 ou envie um whatsapp para o telefone (47) 99288-4392. Ou 193 para acionar os Bombeiros.
Em Balneário Camboriú não houveram ocorrências relacionadas às chuvas na manhã desta quarta-feira, mas o “alerta é máximo” da Defesa Civil por conta da previsão de mais chuvas nas próximas horas.
Brusque
Brusque segue em alerta para chuvas persistentes nesta quarta-feira, a Defesa Civil prevê chuva intensa para o período da manhã nesta quarta-feira na cidade. As instabilidades atmosféricas e a circulação marítima responsáveis pelos altos acumulados de precipitação dos últimos dias voltam a se intensificar.
Já pela manhã, as chuvas ocorrem de forma intensa e persistente entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí, avançando para a Grande Florianópolis entre o fim da manhã e início da tarde.
No decorrer da tarde e noite, a chuva se propaga em direção ao Litoral e Planalto Sul, mantendo sua forte intensidade. Os acumulados previstos para as áreas em vermelho do mapa, onde a cidade de Brusque está inserida, variam entre 70 e 150 mm, sendo que pontualmente os acumulados no período de vigência deste aviso podem superar os 200 mm, especialmente na Grande Florianópolis.
O risco para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa, que envolvem parte do Alto Vale, todo o médio e baixo Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Litoral Sul catarinense. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo e moderado, respectivamente.
Em Itapema foram registrados alagamentos pontuais em vias e em escolas, como o Colégio Estadual Olegário Bernardes, no Centro da cidade.
Luiz Alves
Desde o último sábado (26), Luiz Alves vem sendo atingida por fortes chuvas, assim em como toda região. Somente no fim de semana, foram mais de 193mm acumulados, que atualmente já passam de 220mm.
Durante o domingo, as seguintes ocorrências foram registradas: 15 ruas com alagamentos, quatro casas alagadas os moradores foram para casa de familiares, doze desmoronamentos de barreiras em estradas, duas pontes de madeira danificadas, uma pessoa acamada foi socorrida pelos Bombeiros e encaminhada à casa de familiares.
As aulas da rede municipal e estadual seguem suspensas desde a última segunda-feira (28), nesta quarta a prefeitura vai avaliar se mantém a suspensão, o que vai depender do volume de chuva que vai cair na cidade nas próximas horas.
Nesta segunda e terça-feira, a secretaria de Obras e Planejamento está realizando os trabalhos de limpeza das vias que haviam sido alagadas, desobstrução de bueiros e limpeza dos deslizamentos.
Atualmente, somente as ruas Nair Reuter e Adolfo Zimmermann estão bloqueadas, onde houve danificação das pontes de madeira, porém, sem prejuízo aos moradores, tendo em vista que ambas as ruas possuem outros acessos alternativos disponíveis e o bairro Garuva, que segue alagado.
A Coordenadoria de Monitoramento de Alertas da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina emitiu alerta no início da tarde de segunda-feira informando a previsão de um acumulado de mais 200mm para os próximos dias, preocupando para a situação de deslizamentos de terra.
A equipe do Governo municipal de Luiz Alves segue em alerta para novas informações e se mantém à disposição da população pelo WhatsApp da Defesa Civil 47 99201-2878.
Por Grazielle Guimarães/ND
Comentários desta notícia