Segunda-feira – há ainda condições para agitação marítima que deve gerar ondas de até 2,5 metros no Litoral catarinense. A passagem de uma frente fria mantém a previsão de tempestades para essa terça-feira (14).
A Defesa Civil estadual atualizou o alerta para temporais e destacou o estado de atenção na maioria das regiões de Santa Catarina.
A previsão é que ocorram temporais do Oeste ao Litoral Sul, já na tarde desta segunda, em especial nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.
Na madrugada desta terça-feira, o sistema de frente fria avança e mantém a condição de chuva volumosa, que deve ter um volume entre 50 e 70mm.
Os temporais retornam no fim de terça-feira, e desta vez com destaque para a divisa com o Paraná. Toda a área em laranja tem risco alto para ocorrências associada ao temporal, veja no mapa abaixo.
Ventos podem chegar a 90 km/h
Segundo a previsão do meteorologista Piter Scheuer, o tempo segue quente e abafado nesta segunda-feira no Estado.
E temporais devem ser visto no decorrer desta segunda. De acordo com Scheuer, as tempestades com raios devem ter destaque entre o Oeste e Meio-Oeste.
“Não pode ser descartado alguns temporais com granizo e vendavais na ordem dos 60 a 90 km/h”, alerta o meteorologista.
Já na terça, Scheuer reforça que a passagem de uma frente fria mantém a previsão de chuva acompanhada de trovoadas. Isso ocorre nos setores do Oeste, Meio-Oeste, Serra e Litoral Sul de Santa Catarina.
Na Grande Florianópolis ao Litoral Norte, o dia terá sol e aumento das nuvens, com chuva e raios principalmente para o período da tarde e noite. Há também risco de temporais isolados com queda de granizo e ventania.
Alerta marítimo
Outro alerta do tempo destacado pela Defesa Civil é referente aos riscos marítimos no Litoral catarinense.
No decorrer desta segunda, a intensificação do vento nordeste no mar, com rajadas de até 80 km/h, gera agitação marítima com picos de onda de 2,5 metros no Litoral Sul do Estado.
A agitação associada ao vento forte e persistente traz risco para ocorrências na região,
Segundo a Defesa Civil, deve-se evitar a navegação e atividade de pesca, assim como a prática de esportes náuticos, ou banhar-se no mar.
Comentários desta notícia