Um alerta da Defesa Civil para temporais e chuvas volumosas entre a tarde desta quinta (30) e a manhã de sexta-feira (1º), que podem causar desastres em grande parte de SC.
A presença de uma área de baixa pressão e a atuação de uma frente quente no Estado favorece a ocorrência de temporais com chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo.
No mapa abaixo, nas áreas em laranja, os acumulados ficam entre 60 mm e 80 mm, podendo pontualmente passar de 100 mm, com risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, o mar fica agitado com ondas que podem chegar a 2 metros.
Segundo informações da Epagri/Ciram, a chuva intensa inicia no Oeste nesta manhã e segue para as demais regiões do Estado. As rajadas de vento podem atingir mais de 7o km/h.
Os acumulados previstos do Meio-Oeste ao Litoral são de 50 mm a 80 mm e 20 mm a 40 mm no Oeste, podendo ocorrer pontuais maiores.
Fenômeno La Niña
De acordo com a Epagri/Ciram, a situação acontece devido à atuação do fenômeno La Niña no Estado.
A tendência é de chuva mal distribuída e períodos de dias consecutivos com tempo mais seco, sobretudo nos meses de novembro e dezembro.
Quanto à temperatura, em outubro e no início de novembro, massas de ar frio podem causar queda nos termômetros à noite e episódios isolados de geada fraca ao amanhecer nas áreas mais altas do Planalto Sul.
“As previsões indicam alternância entre frio e calor. Aliás, pode acontecer um frio fora de época. Provavelmente outubro deve ficar um pouco abaixo da média em relação às temperaturas. Isso implica que teremos frio tardio”, explica o meteorologista Piter Scheuer.
Graças à influência do La Ninã, a tendência é que haja dias com tardes ensolaradas e quentes, seguidas de noites mais frias para a época do ano. Em novembro e dezembro as massas de ar quente serão mais atuantes e com maior duração.
Comentários desta notícia