Um avião voltou a sobrevoar praias de Santa Catarina, neste domingo (5), carregando uma faixa com mensagem de ataque ao ex-presidente Lula (PT). A empresa aérea que presta o serviço confirmou que a ação foi patrocinada por Luciano Hang. No início de dezembro, o empresário anunciou nas redes sociais o modelo das faixas que usaria em sua “campanha anti-Lula” no Litoral catarinense.
A aeronave sobrevoou de Porto Belo a Penha, durante pouco mais de uma hora. A mensagem, desta vez, dizia – “melhor que o verão é Lula na prisão”.
Desde o início da alta temporada, foram pelo menos três faixas diferentes, com dizeres que fazem referência ao ex-presidente.
Danos morais
Os advogados do ex-presidente recorreram á justiça, na virada de ano, pedindo uma liminar para impedir o empresário de financiar os sobrevoos. A ação, protocolada na 2ª Vara Cívil de Navegantes – cidade onde os voos são autorizados – inclui pedido de indenização por danos morais.
O juiz Fernando Machado Carboni, que respondia pelo plantão,negou a liminar no dia 31 de dezembro. Na decisão, afirmou que, na condição de pessoa pública, o ex-presidente “está sujeito a críticas por parte da população”.
O magistrado diz que “censura prévia” não é permitida pela Constitutição Federal. Acrescenta, no entanto, que “caso comprovado, posteriormente, algum excesso (…) isso poderá resultar em reparação por dano moral”. A ação segue correndo na comarca de Navegantes.
Por Dagmara Spautz
Comentários desta notícia