Na tarde desta quinta-feira (08), uma baleia-jubarte que ficou presa em uma redes de pesca, acabou encalhando na Praia do Campeche, em Florianópolis, e morreu.

Foto: Emanuel Ferreira/ R3 Animal
A R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), só está autorizada a atuar no resgate de animais marinhos mortos ou debilitados em terra firme.
Caso encontre baleia presa em redes de pesca, ligue para o telefone 0800 642 3341, das 7 às 17h, e entre em contato com os órgãos fiscalizadores: Polícia Militar Ambiental e o Ibama/ICMBio.
Migração anual
Este ano, foram registradas muitas ocorrências de baleias-jubarte no litoral de Santa Catarina. As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.
Comentários desta notícia