Balneário Camboriú está entre 17 cidades catarinenses escolhidas pelo Ministério da Saúde, a participar do projeto SB Brasil, que estuda sobre as condições de saúde bucal da população brasileira.A partir desta quarta-feira (29), profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município farão a coleta de dados e amostras com os moradores dos bairros Nova Esperança e Centro, escolhidos por meio de sorteio.
“O levantamento destes dados em Balneário Camboriú é muito importante para que se possa obter um maior conhecimento sobre a saúde bucal dos moradores do município”, ressalta a coordenadora do CEO, Patrícia Fernanda W. Ardigó. Os profissionais responsáveis pela coleta de dados foram capacitados pelo Ministério da Saúde.
A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e, por meio dos dados coletados, é possível planejar, monitorar e avaliar políticas públicas de saúde voltadas à melhoria da saúde bucal dos brasileiros. O levantamento ainda proporciona à gestão municipal informações para o planejamento de políticas e programas de acordo com a necessidade de cada localidade.
As faixas etárias contempladas no SB Brasil envolvem a população de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Entre os agravos bucais avaliados estão a cárie dentária, o traumatismo dentário, a condição periodontal e a condição da oclusão dentária. A colaboração, participação e acolhimento da equipe pela população é de grande importância para a efetividade da pesquisa.
Em todo Brasil, são 422 municípios participantes. Saiba mais sobre o projeto no site do Ministério da Saúde: https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente/sbbrasil2020.
Comentários desta notícia