Uma bebê de 9 meses, identificada como Kiara Crislayne de Moura dos Santos, surpreendeu a todos ao apresentar sinais vitais durante seu próprio velório em Correia Pinto, na Serra catarinense, no sábado (19). Após ser dada como morta, a criança foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu e teve o óbito confirmado na unidade de saúde.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado por volta das 18h45 para atender uma ocorrência relacionada ao registro de uma pessoa sem sinais vitais. Ao chegarem ao local, as equipes encontraram a bebê sendo velada. Um farmacêutico da região, que estava no velório, aferiu os sinais vitais da criança e constatou uma baixa saturação de oxigênio e frequência cardíaca reduzida. Diante disso, os bombeiros imediatamente encaminharam a menina para o hospital.
Leia também>>VÍDEO: Terror na BR-101: Bandidos Armados Incendeiam Veículos na BR-101 em Tijucas
Ainda segundo os socorristas, a bebê não apresentava rigidez nos membros inferiores, mas tinha edemas no pescoço e atrás das orelhas. No hospital, após exames, os médicos constataram que o coração da criança não apresentava mais sinais elétricos, confirmando o óbito.
Prefeitura lamenta e aguarda laudo pericial
O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) foi acionado para remover o corpo e deverá emitir um laudo pericial em até 30 dias, com a análise completa das circunstâncias do ocorrido.
Em nota oficial, a Prefeitura de Correia Pinto lamentou profundamente a morte de Kiara e destacou que nenhum profissional de saúde pode emitir atestados ou declarações sem a devida constatação do estado do paciente. No comunicado, a Fundação Hospitalar Faustino Riscarolli, que realizou o primeiro atendimento à bebê às 3 horas da manhã do mesmo dia, informou que a equipe plantonista já havia constatado o óbito na ocasião.
Quando a bebê foi levada novamente ao hospital, por volta das 19h, os médicos confirmaram, mais uma vez, a ausência de sinais vitais. A prefeitura também afirmou que o hospital acionou prontamente o IGP para realizar uma investigação detalhada sobre o caso.
O município reiterou seu compromisso com a qualidade do atendimento à população e garantiu que todos os profissionais de saúde são orientados a agir com total responsabilidade em casos críticos.
Comentários desta notícia