O grupo Carrefour Brasil comprou o grupo BIG Brasil. O BIG possui 387 lojas, 41 mil funcionários e presença em 19 estados brasileiros.
Com a compra do grupo Big pela rede Carrefour, anunciada na quarta-feira, as lojas das marcas Maxxi Atacado, em Itajaí, e do hipermercado Big, em Balneário Camboriú, que pertencem ao grupo Big, deverão passar por mudanças no nome, no modelo de negócio e no atendimento.
Conforme o Carrefour Brasil, o plano é converter as unidades Maxxi em Atacadão, que é uma marca de supermercados que mistura atacado e varejo pertencente à rede Carrefour. Itajaí conta com um Atacadão, perto do Maxxi.
Já parte das lojas Big poderá ser transformada em Atacadão ou integrar a rede Sam’s Club, um clube de compras controlado pelo grupo Walmart com produtos exclusivos para associados. As demais unidades pertencentes ao Big passarão a ter a bandeira do hipermercado Carrefour.
Terceiro maior varejista do Brasil, o grupo Big, ex-Walmart Brasil, foi adquirido em negociação de R$ 7,5 bilhões pelo Carrefour, sendo 70% em dinheiro e 30% em ações. “A combinação criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137.000 funcionários atuando em todos os formatos”, anunciou o Carrefour.
A compra ainda precisa ser aprovada pelo conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que regulamenta esse tipo de transação, além do aval dos acionistas do Carrefour Brasil. A previsão é que o processo aprovação seja concluído em 2022.
Segundo a empresa, os novos investimentos vão contribuir para a criação de milhares de postos de trabalho e geração de negócios com produtores locais, além da atuação social nas comunidades onde a companhia opera.
“A aquisição também permitirá que a Companhia ofereça os melhores preços às famílias brasileiras, pequenos comerciantes e restaurantes, uma vez que o Atacadão e o Carrefour praticam os valores mais baixos do mercado, ao mesmo tempo em que priorizam fornecedores regionais e locais”, afirma.
Expansão em Santa Catarina
Segundo o comunicado do Carrefour Brasil, a aquisição do grupo Big expandirá a presença da empresa em regiões onde tem penetração limitada, como o nordeste e sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. Com a aquisição, o Carrefour vai ampliar sua base de 45 milhões de clientes, que será somada aos mais de 15 milhões do grupo Big.
O grupo de origem francesa conta com 489 lojas no país, entre elas cem unidades da marca Carrefour Hiper, 53 supermercados das marcas Carrefour Bairro e Carrefour Market, 130 lojas Carrefour Express e 206 unidades da bandeira Atacadão. A rede ainda opera 125 farmácias e 77 postos de combustíveis.
O grupo Big tem 387 lojas no país, atuando em 19 estados com as marcas Big, Bompreço, Nacional, Sam’s Club, Maxxi Atacado e Todo Dia. São 99 lojas das redes de supermercados Bompreço e Nacional e outras 97 lojas da rede Todo Dia. Em Santa Catarina, o grupo trabalha com o Maxxi Atacado em Itajaí, Florianópolis, Lages, Chapecó e Criciúma. Já Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau, Florianópolis e Lages têm supermercados Big.
Mudanças locais ainda não detalhadas
A assessoria de imprensa do grupo Big informou que a empresa não vai se pronunciar sobre possíveis mudanças previstas nas unidades do Maxxi de Itajaí e do Big de Balneário Camboriú, diante da aquisição pelo Carrefour. De acordo com a assessoria do Carrefour Brasil, ainda não há informações locais pois a transação ainda precisa passar pela aprovação do Cade.
Segundo a apresentação do Carrefour Brasil, o plano de integração prevê que os hipermercados Big e Bompreço serão convertidos em bandeiras Carrefour, Atacadão ou Sam’s Club, dependendo de sua localização e potencial. Já as lojas Maxxi vão virar Atacadão. “Dada a diferença de performance entre Maxxi e Atacadão, a estratégia será converter as lojas para a nossa bandeira e implantar o nosso modelo”, diz o documento.
Comentários desta notícia