
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje, sem dados, que o percentual de eficácia da CoronaVac está baixo. Ontem, o Instituto Butantan e o Governo de São Paulo não divulgaram a eficácia do imunizante produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac, por força de contrato. Porém, o instituto paulista informou que ela está dentro do limite para pedido de uso emergencial na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
“A eficácia daquela vacina de São Paulo está lá embaixo, está lá embaixo. Não vou divulgar percentual aqui porque se eu errar 0,001% vou apanhar da mídia, mas o percentual aprece que esta la embaixo levando-se em conta a outra”, afirmou Bolsonaro durante transmissão ao vivo semanal.
Bolsonaro ainda citou a Medida Provisória, assinada no dia 17 dezembro, destinando R$ 20 bilhões para aquisição de vacinas contra o coronavírus e outros itens necessários para a campanha de imunização. Afirmou que “não é irresponsável” e que “passando pela Anvisa vamos disponibilizar para todo mundo, de minha parte, de forma voluntaria, e gratuita.”
Comentários desta notícia