MetSul meteorologia emitiu um alerta preocupante, que boa parte do país deve enfrentar uma onda de calor extremo nos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muito os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com alto potencial de quebra de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.
>>Homem morre engasgado com pedaço de carne em Camboriú
Nos próximos dias uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil. Neste começo de semana já faz muito calor no Centro-Oeste e no Sudeste, mas a massa de ar se reforça ainda mais, na segunda metade da semana, com temperaturas atipicamente elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas áreas no mês de setembro.
>>Balneário Camboriú publica dois editais de Processo Seletivo
Situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. O calor será muito intenso a extremo em vários estados.
Após um fim de semana de calorão no Rio Grande do Sul, para os próximos dias a previsão é de abafamento e chuva com risco de temporais isolados.
Calor extremo:
Perto ou acima de 40ºC deve ser a massa de ar quente nos estados como o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
O calor maior ainda deve ser no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40ºC, na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas na região do Pantanal e ao redores.
>>ATENÇÃO: Vírus que rouba Pix faz limpa em quase todo o saldo da conta
Essas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor. Também marcas perto ou acima dos 40ºC em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e também alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí.
No próximo fim de semana, Rio de Janeiro, algumas estações podem superar os 40ºC. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo com máximas superiores aos 40ºC.
Recordes históricos podem quebrar:
Até hoje no Brasil, a maior temperatura registrada foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em novembro de 2020, e em Bom Jesus, Piauí, em 2005, com 44,7°C. Recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem cair neste evento de calor extremo.
São Paulo é uma das cidade que a temperatura pode bater recordes de temperatura. vai ser muitos dias de calor intenso a extremo no estado de São Paulo. Não se pode descartar que a cidade de São Paulo e outras cidades paulistas tenham recordes históricos de máximas não apenas para setembro como absolutos para toda a série histórica.
Comentários desta notícia