A frente fria que provocou chuva nessa segunda-feira (15) e manhã de terça-feira (16), continua atuando em Santa Catarina ao longo desta semana. O tempo fica nublado com condições de chuva a qualquer hora do dia, conforme a Defesa Civil estadual.
Nesta terça, as áreas de atuação ficam restritas ao Centro-Leste do Estado, destacando principalmente as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.
Por alguns momentos, podem ocorrer temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.
Veja o mapa:
As temperaturas mínimas ocorrem no período da noite e ficam entre 9°C e 11°C nas demais áreas. As máximas devem ser registradas na madrugada no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul e ficam entre 19°C e 22°C, do Meio-oeste até os Planaltos. No Alto e Médio Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis oscilam entre 15°C e 20°C.
No Litoral Norte e Baixo Vale as máximas ficam entre 19°C e 22°C, ocorrendo no período da tarde desta terça. Os ventos sopram de quadrante Norte/Noroeste com rajadas de intensidade moderada a forte – entre 45 km/h e 70 km/h pelo Estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas as rajadas de vento intensas.
Ciclone associado à nova frente fria
A partir da tarde de quarta-feira (17), a aproximação de uma nova frente fria provoca temporais no Oeste e Norte do Estado, segundo um novo alerta da Defesa Civil. O Oeste pode registrar tempestades mais severas.
Entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira (18), a chuva se estende para as demais regiões, de forma persistente, com acumulados que podem somar entre 50 e 70 mm.
De acordo com a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, não há risco de um novo ciclone extratropical atuar com firmeza em Santa Catarina nesta semana, como ocorreu na semana passada.
O meteorologista Piter Scheuer esclarece que há um ciclone associado à nova frente fria polar, mas que ele está bem afastado da costa catarinense e não irá influenciar de forma ativa o tempo no Estado.
“A única coisa que o ciclone irá fazer é manter o mar agitado com ressaca. As ondas podem variar de 3 a 4 metros. O vento mais contínuo e forte é provocado pelo ar frio que atua no Sul do país”, diz.
Junto aos temporais entre a quarta e a quinta-feira, são esperadas descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado a alto nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.
Veja o mapa:
Os ventos sopram de quadrante Sudoeste a Sul com rajadas de 50 km/h a 80 km/h ao longo da quinta, do Litoral Sul a Grande Florianópolis. Nas praias, as rajadas podem chegar aos 100 km/h, segundo Scheuer.
Frio com chance de neve e geada
A meteorologista Laura Rodrigues explica que depois dos dias de chuva e temporais isolados, o frio intenso deve se fazer presente, gradativamente, em Santa Catarina a partir do início da noite de quinta-feira.
As temperaturas ficam baixas com chance de neve e geada ampla no Estado por conta de uma massa polar que atua no Sul do Brasil. O pico do frio será na sexta-feira (19) e no sábado (20), quando há combinação do ar gelado com sol.
“Teremos os ingredientes fundamentais para a formação de neve que é o ar frio polar úmido. Há chance de neve na quinta à noite, madrugada e início da manhã de sexta nas áreas altas do Estado, como Bom Jardim da Serra, no Mundo Novo em Urubici, no Centro de São Joaquim, no Morro das Antenas e Cruzeiro, em Urupema”, projeta Scheuer.
O novo cenário deve perdurar até o final da manhã de sábado e deve atingir todas as regiões catarinenses, sobretudo, aquelas acima de 700/800 metros. Há chance de geada ampla no Estado no sábado.
Conforme alerta da Epagri/Ciram, a temperatura mínima fica próxima dos 0°C e negativa na madrugada e amanhecer, em boa parte das regiões, ficando entre -3°C e -6°C nas áreas mais altas do Planalto Sul.
Por ND
Comentários desta notícia