Formação de ciclone extratropical no oceano deixa o mar do litoral de Santa Catarina agitado a partir de quarta-feira (31). Segundo a Epagri/Ciram, a condição também deve provocar chuvas isoladas na região.
A previsão é de que o ciclone se aproxime do Litoral do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30). “A partir de quarta, o ciclone vai ficar próximo à fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e vai alterar a condição de mar”, explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsania Cruz.
>>>Fiocruz recebe insumos para produzir 12 milhões de vacinas
Na quarta e quinta-feira (1º), o sistema impacta o Litoral do Estado, “deixando o mar mais agitado, com ventos mais fortes no oceano”, complementa Cruz. Pode haver ocorrência de ressaca.
De acordo com a Epagri/Ciram, nebulosidade e chuvas isoladas também estão previstas, a partir da metade da semana, na área litorânea.
Ocorrências nesta segunda-feira (29)
Enquanto o ciclone não chega, a segunda-feira (29) começa com influência de uma frente fria, com condições para novos temporais até o final do dia. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o destaque fica para as regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.
A partir da tarde, o sistema entra em deslocamento e as ocorrências passam a se concentrar no Nordeste do Estado. Há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento. Segundo a Epagri/Ciram, podem ocorrer alagamentos e concentrações altas de chuva em períodos curtos de tempo.
Por SOFIA MAYER/ND
Comentários desta notícia