A semana em Santa Catarina começou com tempo instável, trazendo variação de nebulosidade e chuvas fracas e isoladas em algumas regiões nesta segunda-feira (21), enquanto outras desfrutaram de tempo firme e ensolarado. Contudo, a situação tende a piorar com a chegada de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical que deve se formar no mar, na altura do litoral do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (24). A informação foi divulgada pela Defesa Civil estadual em nota meteorológica.
Na terça (22) e quarta-feira (23), o calor e a umidade, em combinação com um sistema de baixa pressão, intensificam as instabilidades em grande parte do Estado. As previsões indicam pancadas de chuva e temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo. O risco para alagamentos, danos à rede elétrica e quedas de galhos é considerado baixo a moderado.
A partir de quinta-feira, com a chegada do ciclone extratropical, as condições climáticas se agravam em todo o Estado. Temporais mais intensos são previstos, com fortes rajadas de vento, raios e possibilidade de granizo. A Defesa Civil alerta para um risco alto de destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos em diversas regiões.
Na sexta-feira (25), com o afastamento do ciclone para o alto mar, o tempo melhora e volta a ficar firme em Santa Catarina. No entanto, o mar permanece agitado e os ventos continuarão soprando com intensidade moderada a forte, com rajadas entre 50 e 70 km/h, oferecendo risco às atividades no litoral.
Comentários desta notícia