A cidade de Piratuba, localizada no Meio-Oeste de Santa Catarina, vivenciou um cenário incomum para o inverno, com uma sensação térmica de 43°C na tarde deste domingo (8). Outras cidades da região, como Seara, também enfrentaram temperaturas extremas, com índices de calor próximos aos 40°C. Diante dessa situação, a Defesa Civil emitiu um alerta para o aumento das temperaturas na região.
Em Piratuba, os termômetros atingiram 36°C às 14h. Além da alta temperatura, a umidade relativa do ar, que estava em 50% no mesmo horário, aumentou a sensação térmica, resultando nos 43°C sentidos pelos moradores.
O calor não deve se restringir ao domingo. Segundo a Defesa Civil, os próximos dias seguirão com temperaturas elevadas em todo o estado, impulsionadas pela atuação de ventos vindos do quadrante noroeste/norte, que trazem ar quente da região central do Brasil.
A previsão indica que até quinta-feira (12), o calor intenso deve se manter, especialmente nas áreas do Oeste catarinense.
As máximas nas tardes devem ultrapassar os 30°C em grande parte de Santa Catarina e podem se aproximar dos 40°C no Grande Oeste e Litoral Sul. Durante as madrugadas, as mínimas também não devem cair drasticamente, permanecendo acima dos 20°C em algumas regiões do interior.
A Defesa Civil ressalta ainda que essa onda de calor pode representar riscos à saúde, especialmente nas áreas marcadas em laranja no mapa meteorológico. Nessas regiões, o calor persistente pode provocar desidratação, insolação e agravar doenças cardiorrespiratórias, além de outros problemas decorrentes do calor extremo e da baixa umidade do ar.
Nas áreas sinalizadas em amarelo e verde, os riscos são moderados e baixos, respectivamente. Portanto, é recomendada atenção e cuidados adequados para evitar complicações.
Comentários desta notícia