Umas das condicionantes para a liberação da licença ambiental que possibilitou o alargamento da faixa de areia é o plantio da vegetação de restinga na orla que teve seu início em Balneário Camboriú.
Neste primeiro momento, o plantio será apenas na Barra Sul, na região localizada entre as ruas 4000 até 4750. Estão sendo criados canteiros na faixa de areia utilizando estacas de madeiras e cordas que delimitam o espaço destinado as mudas. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi, praticamente toda Praia Central terá restinga, mas ficou decidido iniciar por um trecho menor para observar a adaptação das plantas ao solo.
“Elas (mudas) foram reproduzidas num viveiro, nós e estamos agora trazendo as que foram reproduzidas em viveiro e plantando, iniciamos pela Barra Sul e será feita apenas uma parte nesse momento, a ideia é que a gente tenha uma noção de como que essas plantas vão reagir ao ambiente.
Nós temos na praia uma areia muito estéril, ela veio do oceano, ela não tem uma quantidade de matéria orgânica muita grande, então teremos que ver como ela reage. Conforme a gente for monitorando aqueles bolsões (canteiros) vão gerando mudas para que a gente continue o restante da praia”, explicou.
Quem passar pela Barra Sul também poderá observar que os bolsões estão sendo instalados a alguns metros da calçada, isso ocorre porque já está sendo observada o espaço que será destinado a reestruturação da orla e Avenida Atlântica.
“Nós estamos fazendo esses bolsões deixando acessos à praia, tem algumas regiões onde vão ter que circundar e eles estão sendo feitos mais no meio da praia, porque já estamos prevendo a distância que o calçadão na reurbanização vai ter, uma parte da obra está quase iniciando e a gente tem uma expectativa muito grande que nessa parte onde não temos problemas de drenagem a gente consigo fazer um mostruário dessa reurbanização”, destacou.
A restinga terá cerca de seis metros de largura, e o comprimento vai obedecer ao projeto de reurbanização da orla. Com o plantio dessas primeiras mudas a expectativa é criar uma área de restinga com em torno de 6.000m².
Função da restinga
Mas afinal de contas, qual será o benefício da restinga na Praia Central? Ainda de acordo com a secretária Maria Heloísa, além da questão estética trazendo mais verde à paisagem, a vegetação tem função ambiental evitando que a areia da praia se espalhe para calçadas e ruas próximas.
“As pessoas provavelmente já estão percebendo que estamos tendo o carreamento da areia para a calçada para a avenida, a função da restinga é justamente barrar a areia quando o vento está agindo ali fazendo com que ela se concentre onde tem vegetação, então uma das funções é fixar a areia da praia, mantendo aquele espaço sempre como um depósito, uma oferta de areia, que a praia precisa para manter seu equilíbrio”, explicou.
A secretária também fez questão de ressaltar que a vegetação plantada será rasteira e dessa forma não vai servir como esconderijo para ação de criminosos ou até mesmo obstruir a visão da praia. O investimento no plantio da restinga será de R$ 1.216.241,00, com prazo de execução de 27 meses, a empresa responsável pela obra é a Igara Engenharia Ambiental.
Por Gerson Felippi / Rádio Menina
Comentários desta notícia