
O cruzeiro com 609 pessoas a bordo que foi isolado na costa do Recife nesta quinta-feira (12) após um dos passageiros apresentar suspeita de coronavírus passou por Santa Catarina na semana passada. A embarcação Silver Shadow atracou em Itajaí na última terça-feira (3) antes de seguir viagem rumo ao Nordeste.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que o caso suspeito é de um canadense de 78 anos, que apresentou febre e sintomas respiratórios durante o desembarque no Porto do Recife. Ele foi encaminhado a uma unidade privada e será testado para covid-19.
O cruzeiro de luxo Silver Shadow atracou no píer turístico de Itajaí na terça (9) com cerca de 350 passageiros e 290 tripulantes. Entre os passageiros, estavam principalmente turistas alemães e ingleses.
De acordo com Ricardo Amorim, coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização do Porto de Itajaí, o navio ficou atracado na cidade por cerca de cinco horas: entre 11h30min e 17h.
Ele também informou que a escala não previa embarque ou desembarque de passageiros, apenas trânsito. No entanto, não soube confirmar se pessoas que estavam a bordo deixaram o navio durante o período. A confirmação cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em SC, que não tinha se manifestado até o fim da manhã.
Passageiro teria embarcado no navio após passagem por SC
Em entrevista à reportagem da NSC TV, Cleverton Vieira Bunn, agente da CR Agência Marítima – que trouxe o navio para Itajaí – afirmou que o passageiro canadense suspeito de coronavírus embarcou no Rio de Janeiro, depois da passagem por SC. Portanto, ele não estaria a bordo quando o navio atracou na cidade catarinense.
Antes de atracar em Itajaí, o cruzeiro passou por Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai. Depois, seguiu para Paraty, Búzios, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Isolamento em Recife
No Recife, o cruzeiro permanecerá isolado até que o resultado do exame do passageiro com suspeita de coronavírus fique pronto. A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que, assim que a suspeita foi notificada, a Anvisa foi acionada para suspender de imediato novos desembarques de passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno dos que já tinham saído. Todos serão mantidos em suas cabines.
Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, a gestão portuária também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.
Segundo o Diário de Pernambuco, o navio tem bandeira das Bahamas, no Carine, e está a serviço da Silversea Cruises.
Por Guilherme Simon
Comentários desta notícia