O deputado federal Eduardo Bolsonaro visitou uma feira de armas em Joinville nesta quinta-feira (19) e chamou a maior cidade catarinense de “Texas Brasileiro”, uma referência ao estado norte americano que tem forte cultura armamentista.
“Hoje na exposição armamentista Fair Show em Joinvile-SC, o Texas brasileiro”, afirmou o parlamentar em rede social.
Hassan Farias informou que em 2019, o número de solicitações de posse de arma de fogo aumentou 25% na região Norte do Estado após a assinatura pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) do decreto de flexibilização das regras. Desde 15 de janeiro daquele ano, foram 250 novos pedidos protocolados na Polícia Federal de Joinville, único local que recebe as requisições na região.
Em levantamento realizado pelo Instituto Igarapé, desde 2019, 378 armas, em média, são registradas por dia no Brasil para o uso de civis no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal.
Esse número é oito vezes mais do que foi registrado, em média, em 2018, quando cerca de 46 armas foram registradas a cada dia.
Nesta quinta-feira, a justiça proibiu a presença de crianças e adolescentes de 14 anos de frequentarem o evento em Joinville.
Por Renato Igor
Comentários desta notícia