Alcançar 93 anos de vida com saúde e disposição é uma dádiva. Agora imagine compartilhar sete décadas da vida ao lado da mesma pessoa. Nair Basso de 90 anos e Arlindo Basso, de 93, são morador de Chapecó, no Oeste do Estado, e comemoram 70 anos de casados. Próximo ao Dia dos Namorados, eles falam sobre a receita do relacionamento duradouro: o amor e o respeito.
O início do namoro foi em 1948. Arlindo diz que tudo começou quando ele foi convidado para ser padrinho de casamento do irmão de Nair. A partir desse dia, vieram outros convites.
A proximidade dos dois testemunhando matrimônios, fez com que Arlindo começasse a se interessar por Nair. Foi então que veio o tão esperado pedido de namoro. O casamento não demorou muito a acontecer, apenas três anos depois, em 1952.
“Meu irmão ‘lidava’ muito com ele. E me convidou de testemunha do casamento dele. Então, começamos a namorar e meu irmão disse: pode ficar, te garanto que é um rapaz bom. Daí começamos a se gostar”, conta Nair.
Frutos do amor
Com menos de um ano de casamento, chegou o primeiro filho do casal e depois disso a família só cresceu. Ao todo, o amor de Naior e Arlindo deu nove belos frutos. Dos nove filhos, nasceram 24 netos e 15 bisnetos, as grandes paixões do casal.
O coração de Nair é gigante, não só por abrigar nele toda essa enorme família, mas também porque ela mantém os princípios que trouxe desde a época do namoro.
Para ela, o segredo para o relacionamento de tantos anos é o respeito entre os dois com uma pitada de um ingrediente especial: a fé em Deus.
É isso que faz com que as coisas sempre deem certo. O casal, inclusive, mantém desde o início do relacionamento o hábito de rezar o terço três vezes ao dia.
Nilza Neli Basso Reginato é a quinta filha do casal e é também uma das maiores adimiradoras do amor dos pais. Ela faz questão de falar sobre o exemplo de relacionamento que eles passaram a ela e os irmãos.
“É a paciência e o respeito, saber entender tanto um quanto o outro. Eles têm esse respeito, nunca vimos eles discutirem e brigarem na nossa frente”, conta a filha orgulhosa.
Comemoração é o que não falta, além dos 70 anos de casados e o Dia dos Namorados se aproximando, Nair está prestes a comemorar 90 anos e Arlindo 93 anos.
Por Caroline Figueiredo/ ND
Comentários desta notícia