Na noite deste domingo (10), a draga Galileo Galilei chegou a Balneário Camboriú, com o tanque cheio para uma nova fase da obra de alargamento da Praia Central.
Essa é a segunda vez que a draga foi ao Porto de Paranaguá, no Paraná, para abastecer. O retorno era apenas para a próxima sexta-feira (15), mas foi adiantado. A primeira vez foi no dia 17 de setembro, quando ficou três dias abastecendo.
A linha de tubos que traz a areia para a praia era para ser reposicionada, da rua 3.700, onde está hoje, para a praia na altura da rua 1.800 ate que a draga voltasse. No entanto, as condições do mar atrasaram o trabalho, que deveria ter sido concluído primeiramente no sábado (09), e depois foi adiado para este domingo (10).
Como o reposicionamento exige a flutuação da linha de tubos e utilização de quatro rebocadores para o reposicionamento, as condições de maré e vento não permitiram a operação. A previsão do tempo segue adversa para os próximos dias.
Enquanto isso, a draga continua os trabalhos, bombeando areia pela tubulação principal até a altura da rua 3.700, seguindo pela tubulação de praia em direção ao Pontal Norte. O reposicionamento da tubulação vai ser feito assim que haja condições adequadas.
A draga armazena cerca de 1,8 milhão de litros de combustível VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil, ou óleo combustível com baixo enxofre), cada vez que vai abastecer.
Comentários desta notícia