Um eclipse parcial da Lua está previsto para ocorrer entre a noite desta terça-feira (17) e a madrugada de quarta-feira (18). De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o fenômeno será visível em todo o Brasil.
O eclipse terá início às 21h41 e alcançará seu ponto máximo por volta das 23h44. O alinhamento entre Sol, Terra e Lua será responsável pelo evento, que escurecerá cerca de 3,5% da superfície lunar. Este será o segundo eclipse lunar do ano.
“Os eclipses lunares podem acontecer até duas vezes ao ano”, afirmou Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional, em entrevista ao R7.
Leia também>>Previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina
Para acompanhar o eclipse, não será necessário nenhum tipo de equipamento especial. Além disso, o Observatório Nacional. transmitirá o evento ao vivo em seu canal.
Nascimento também destacou que, ao contrário dos eclipses solares, o eclipse lunar pode ser visto com segurança a olho nu, desde que a Lua esteja visível no horizonte e o céu esteja claro, sem nuvens.
No entanto, moradores de algumas áreas do Brasil poderão enfrentar dificuldades na visualização do evento devido às queimadas que têm ocorrido no país. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre os dias 1º e 15 de setembro foram registrados 1.783 focos de incêndio, com uma média de 118 por dia.
Comentários desta notícia