Na tarde deste domingo (20), um homem de 40 anos, morador de Curitiba (PR), perdeu a vida após se afogar na praia de Canto Grande, em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. O resgate foi realizado por guarda-vidas civis e contou com o apoio do helicóptero Arcanjo-03, acionado pelo Corpo de Bombeiros Militar (COBOM).
O homem, que não sabia nadar, foi encontrado inconsciente, em grau 6 de afogamento (parada cardiorrespiratória), próximo a um posto de guarda-vidas desativado, a cerca de 250 metros do posto C1. Mesmo com a bandeira de perigo hasteada devido às fortes correntes de retorno e após ter sido orientado mais cedo, ele entrou no mar novamente, ignorando os avisos dos guarda-vidas.
Tentativas de Reanimação e Atendimento
Logo após o resgate, os guarda-vidas iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar com o auxílio do coordenador de praia. Com a chegada da equipe do SAMU, foram aplicados medicamentos como adrenalina e utilizado um compressor torácico automático para tentar reverter o quadro de parada cardiorrespiratória. A equipe médica do helicóptero Arcanjo-03 também prestou atendimento avançado no local e no transporte até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bombinhas.
Apesar de todos os esforços, a vítima não resistiu e teve o óbito confirmado na UPA.
Reincidência de Afogamentos na Região
O incidente ocorreu a poucos dias de outro afogamento trágico na mesma área. Na última sexta-feira (18), um pai e seu filho também se afogaram, o que reforça a importância de seguir as orientações de segurança e de redobrar a atenção às bandeiras de sinalização nas praias da região.
Comentários desta notícia