O Setor de Fisioterapia do Hospital Municipal Ruth Cardoso vem implantando técnicas de cuidado humanizado aos pacientes internados. Entre elas, está o uso de leitos de rede aos recém-nascidos da UTI Neonatal, a fim de melhor acomodá-los nas incubadoras. A técnica é utilizada para que os bebês sintam-se seguros e confortáveis fora do útero.
“O recém-nascido prematuro pode ter consequências no desenvolvimento neuropsicomotor em vista da privação precoce do ambiente intrauterino para um ambiente externo, com estímulos intensos e manipulações prolongadas.
Para amenizar esta situação e dar maior conforto aos bebês, o uso da rede é recomendado no período de internação da UTI, pois promove a estabilização e auto-organização do recém-nascido no ponto de vista neurológico e comportamental, proporciona a posição intrauterina favorecendo estímulos motores e sensoriais”, conta o coordenador de fisioterapia do hospital, Douglas Souza.
Além de aconchegante para o bebê, a rede lembra a posição do útero, proporcionando sensação de segurança e tranquilidade à criança. O uso da rede é recomendado por, pelo menos, duas horas por período aos bebês da UTI, para que assim possam ser beneficiados na melhora da qualidade do sono, dos sinais vitais e melhor desenvolvimento no tempo em que permanecem na incubadora.
“Desde outubro de 2021, a UTI Neonatal do Hospital Ruth Cardoso conta com o serviço de fisioterapia 24h. Desde então, projetos como este, que visam a humanização e redução do tempo de internação dos pequenos, vêm sendo desenvolvidos no setor”, completa a diretora-geral do hospital, Syntia Sorgato.
Comentários desta notícia