A prefeitura de Balneário Camboriú definiu a data para a inauguração das obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central. Será sábado dia 4 de dezembro.
O evento marca a abertura da temporada de verão e a liberação total da praia Central de Balneário Camboriú, após a obra de alargamento da faixa de areia, que triplicou o tamanho da praia.
Às 18h a prefeitura planeja uma cerimônia com autoridades, camerata e atrações. O evento ainda está sendo detalhado, mas a estrutura já começou a ser montada defronte à Praça Almirante Tamandaré.
Antes e depois
Com a obra, a praia que tinha 25 metros de faixa de areia passou a ter uma média de 70 metros, três vezes mais. São 5,8 Km de extensão da praia. A areia que compôs a nova praia veio de uma jazida a 15 km da costa.
O objetivo da obra era de devolver à orla as mesmas condições que tinha no passado, com a recuperação da restinga e ainda diminuindo os impactos da ressaca. No passado, o mar chegava a invadir a Avenida Atlântica quando a maré subia.
Esta obra de proteção estrutural da orla vem sendo debatida desde os anos 1990, e um plebiscito foi feito em 2001, acompanhado pelo TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral), que apontou que 71% dos moradores se manifestaram foram favoráveis à obra.
Mas a LAP (Licença Ambiental Prévia) só foi concedida em 2018, quando foram contratados estudos de viabilidade em cumprimento das 42 condicionantes. Em 15/12/2020 foi autorizada a LAI (Licença Ambiental de Instalação) da recuperação da faixa de areia.
O contrato com o consórcio vencedor da licitação, DTA/Jan De Null, foi assinado em dezembro de 2020. Em agosto deste ano, a draga Galileo Galilei começou o preenchimento da praia. A última descarga da draga foi em 31 de outubro.
Por GRAZIELLE GUIMARÃES
Comentários desta notícia