
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para calor intenso em diversas regiões de Santa Catarina. A previsão é de que as altas temperaturas permaneçam até a próxima quarta-feira (12), com situação de grande perigo para o Oeste catarinense.
De acordo com o Inmet, as regiões indicadas em laranja no mapa (Grande Florianópolis, Sul e Litoral Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral Norte) terão temperaturas 5ºC acima da média por um período de até cinco dias. Já as áreas em vermelho (Oeste catarinense) estão sob alerta de grande perigo, com risco de temperaturas superiores a 5ºC acima da média por um período maior que cinco dias.

Previsão do tempo para a semana
Entre domingo (9) e quarta-feira (12), as temperaturas devem atingir até 39ºC em algumas regiões, como o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Nas demais regiões, os termômetros devem oscilar entre 30ºC e 33ºC. O calor intenso também será acompanhado por uma sensação de abafamento devido às temperaturas elevadas inclusive durante a noite e madrugada.
- Segunda-feira (10): Tempo firme e sol predominando, com pancadas de chuva isoladas no Grande Oeste e no Litoral. As máximas variam entre 36ºC e 39ºC no Grande Oeste, 35ºC e 37ºC no Litoral Sul e 33ºC e 35ºC nas demais regiões.
- Terça-feira (11): O calor segue predominando, com temperaturas chegando a 40ºC no Litoral Sul e Extremo Oeste. Uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul poderá provocar temporais isolados com raios, rajadas de vento e possível queda de granizo.
- Quarta-feira (12) e quinta-feira (13): A passagem da frente fria aumenta as condições para temporais e chuvas intensas em todo o estado, com risco moderado de destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas, especialmente no Litoral Norte e Planalto Norte. Apesar de uma leve redução nas temperaturas, a sensação de abafamento persiste.
Recomendações para enfrentar o calor
- Mantenha ambientes com temperatura abaixo de 32ºC, especialmente para idosos, enfermos ou pessoas mais vulneráveis;
- Nunca deixe crianças ou animais sozinhos dentro de veículos;
- Evite exposição direta ao sol e use roupas leves e de cores claras;
- Hidrate-se constantemente com água e líquidos não alcoólicos;
- Prefira alimentação leve, com frutas e saladas.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos para garantir a segurança durante o período de calor extremo.
Comentários desta notícia