Uma menina de apenas 13 dias, nascida em Blumenau, no Vale do Itajaí, foi uma dos quatro bebês que morreram em Santa Catarina devido ao coronavírus em fevereiro. A mãe de Alana, moradora de Indaial, segue internada por conta do vírus. O enterro da pequena ocorreu no sábado (27), um dia depois da morte ser confirmada.

De acordo com o secretário de Saúde de Indaial, Paulo Moschetta, Alana veio ao mundo pouco antes da mãe chegar ao nono mês de gestação. A mulher já estava com coronavírus quando teve um corrimento causado por uma infecção e por isso precisou antecipar o parto. A família de origem humilde, que vive no bairro Encano do Norte, recorreu ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau.
Alana nasceu com problemas respiratório e cardiovascular. Segundo Moschetta, na última terça-feira (23) o teste foi feito e detectou a Covid-19 na criança. “A presença da doença consta, inclusive, na certidão de óbito como um dos fatores que levou à morte da pequena. Conforme estabelece o protocolo do Ministério da Saúde, por se tratar de uma doença pandêmica, o óbito entrou para as estatísticas de vítimas relacionadas à Covid-19”, escreveu o secretário.
>Petrobras anuncia novo aumento nos preços da gasolina, diesel e gás; quinto do ano
A mãe da menina continua internada na cidade vizinha para tratar as complicações causadas pelo coronavírus, mas com quadro de saúde estável. O corpo de Alana foi sepultado no cemitério municipal de Indaial. Com mais esse óbito, Santa Catarina registrou em fevereiro pelo menos quatro mortes de bebês de até 2 anos em decorrência da Covid-19, como mostra um levantamento feito pelo G1 SC e NSC Total junto à Secretaria Estadual de Saúde.
Mortes de bebês por Covid-19
Além de Indaial, outras duas mortes no mês passado foram de bebês de Chapecó e Quilombo, no Oeste, e uma em Florianópolis. O intervalo entre elas foi de dez dias.
Desde a chegada do vírus ao Estado foram oito óbitos de crianças de até dois anos. Ou seja, metade aconteceu em um único mês, em fevereiro. A primeira foi registrada em junho do ano passado. Os outros quatro falecimentos foram de moradores de São José, Itajaí, Navegantes e José Boiteux. O Vale do Itajaí, então, acumula 50% dessas perdas.
>Petrobras anuncia novo aumento nos preços da gasolina, diesel e gás; quinto do ano
No entanto, o número pode ser maior, já que há divergências de informações entre secretarias de saúde municipais e a estadual. Em novembro de 2020, por exemplo, a morte de um bebê de três meses no Sul de Santa Catarina não consta no balanço do governo.
Novo pico
Santa Catarina teve o terceiro dia consecutivo de alta no índice de ocupação de UTIs por causa do aumento de casos de Covid-19. No balanço divulgado pelo governo do Estado neste domingo (28), a ocupação de leitos adultos de terapia intensiva era de 95,9%. O índice é levemente maior do que o registrado no sábado, quando havia 95% de vagas ocupadas.
Fevereiro foi o mês mais crítico da pandemia até o momento, com UTIs lotadas, filas de espera e recordes nos números de casos ativos em Santa Catarina.
Por Bianca Bertoli
Comentários desta notícia