A partir da noite desta quarta-feira (7), uma frente fria trará uma massa de ar polar e umidade oceânica para Santa Catarina, provocando uma acentuada queda nas temperaturas em todo o estado. Há possibilidade de chuvas congeladas e alta probabilidade de neve em algumas regiões.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a combinação de ar frio e úmido no estado aumenta as chances de geadas e até mesmo neve, especialmente na região da Serra a partir de sexta-feira (8).
Ele afirma que esta é a projeção mais forte e bem sustentada dos últimos tempos, com grandes probabilidades de ocorrência desses fenômenos meteorológicos.
“Os modelos de projeção climática vêm indicando consistentemente essa tendência desde a semana passada. Todos mantêm a mesma previsão de grandes chances de neve em Santa Catarina”, afirma o meteorologista.
Entre os dias 9 e 11, a massa de ar polar deve se intensificar em certas áreas, provocando a queda das temperaturas para abaixo de 0°C e possibilitando a formação de geadas, com maior incidência no Oeste, na Serra e no Planalto Norte.
Em algumas áreas, as baixas temperaturas podem resultar em chuvas congeladas. Esse fenômeno ocorre quando a neve, ao cair das nuvens, atravessa uma camada de ar mais quente antes de atingir a superfície, onde congela e forma pequenas pedrinhas de gelo.
No entanto, a neve também pode cair diretamente sem passar por esse processo de aquecimento, gerando pequenos flocos de gelo na superfície. Esse tipo de precipitação é mais comum em localidades situadas em altitudes elevadas, como nas cidades do topo da Serra, próximas aos mil metros de altitude.
As áreas onde a neve é esperada em maior quantidade são:
- São Joaquim;
- Urupema;
- Bom Jardim da Serra;
- Urubici.
Comentários desta notícia