O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o restabelecimento do acesso de Luciano Hang às redes sociais. O empresário de Santa Catarina teve suas contas bloqueadas judicialmente em agosto de 2022, após uma operação que investigava mensagens com conteúdo antidemocrático trocadas em um grupo de WhatsApp entre empresários.
De acordo com a decisão de Moraes, Hang poderá usar novamente suas redes sociais, mas precisa evitar condutas que resultaram na suspensão anterior. A medida, que ocorre quase dois anos após o bloqueio, também beneficia José Koury, proprietário do Barra Shopping, no Rio de Janeiro.
Moraes justificou que, no estágio atual das investigações, não há mais necessidade de manter o bloqueio dos perfis de Hang e Koury.
O inquérito original foi iniciado para investigar a atuação de empresários em um grupo de WhatsApp. Onde havia discussões sobre a possibilidade de um golpe de Estado e ataques às instituições como o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seus ministros e as urnas eletrônicas. Esse inquérito foi encerrado por Moraes em agosto de 2023.
Embora as contas tenham sido liberadas, o ministro manteve a proibição de publicar conteúdos considerados ilícitos. Hang e Koury deverão pagar uma multa diária de R$ 20 mil caso voltem a compartilhar ou promover materiais semelhantes aos que causaram o bloqueio em 2022.
Comentários desta notícia