A prefeitura de Balneário Camboriú colocou três atrativos turísticos na lista de concessões: a Passarela da Barra, o futuro Mercado Público e o Morro do Careca, tradicional ponto de partida para voos de parapente.
A BC Investimentos, empresa pública responsável pela captação de novos negócios, acaba de concluir uma sondagem de mercado para os três espaços. Foram captadas sugestões e pré-projetos de ocupação para as três áreas.
Para o Morro do Careca, as propostas incluem um restaurante ‘balanço’, que é uma estrutura instalada a alguns metros do chão, suspensa sobre pilastras. A ideia é que o restaurante tenha uma vista panorâmica de Balneário Camboriú e da Praia Brava, em Itajaí.
Outra ideia que está em análise é a instalação de um tobogã no morro, levando até a água na Praia do Buraco – onde fica o resort Infinity Blue. Uma das definições já feitas pela prefeitura é que o concessionário precisará manter o espaço para voo livre, que é uma atividade tradicional no Morro do Careca.
Para a Passarela da Barra, que tem áreas livres nas duas extremidades e mais de 2 mil metros de área para concessão, as propostas incluem restaurante, museu da música eletrônica e Hub de inovação.
Maria Pissaia, presidente da BC Investimentos, diz que o maior desafio é o Mercado Público da Barra, que precisa ser iniciado ‘do zero’ pelo concessionário. Vai caber à empresa que vencer a licitação construir e administrar a área, que poderá ter restaurantes especializados em frutos do mar, por exemplo.
Nos três casos, a outorga exigirá daa concessionárias a manutenção do espaço – além das melhorias necessárias.
Segundo Pissaia, as propostas ajudarão a estruturar os editais de concessão, que deve ser lançado nos próximos meses. Em paralelo, um projeto de lei para autorizar a privatização dos espaços públicos tramita na Câmara de Vereadores.
A expectativa é que o processo de concessão seja concluído até o fim do ano, antes da próxima temporada de verão.
Por Dagmara Spautz
Comentários desta notícia