O navio que esta com os dois novos caças Gripen da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou a Naveganetes na noite de sexta-feira.
As aeronaves chegaram no navio Marsgracht, vindo do porto de Norrköping, na Suécia, onde os Gripen são fabricados, pela empresa Saab. Eles saíram do país a quase duas semanas.
Ao todo, a FAB comprou 36 caças. O contrato de mais de R$ 23,7 bilhões prevê, além da produção das aeronaves até 2024, um programa de transferência de tecnologia à indústria aeroespacial brasileira para o desenolvimento do Gripen no Brasil.
Trajeto em Navegantes
Os caças deverão ser transportados até o aeroporto de Navegantes, onde farão o primeiro voo, e o trajeto envolve alguns mistérios.
Como será esse trajeto do porto até o aeroporto de Navegantes é um mistério, provável que os caças sejam transportados via terrestre com as ruas fechadas pela Polícia Militar, como ocorreu em 2020.
Outra possibilidade, esta menos provável, é que os aviões sejam desmontados e transportados em caminhões containers.
O primeiro dos 36 caças Gripen de fabricação da sueca Saab chegou ao Brasil em setembro de 2020, no porto de Navegantes. Ele veio por mar e fez o primeiro voo de Santa Catarina para Gavião Peixoto (SP).
Os novos exemplares devem ser do modelo E-39, diferente do primeiro, batizado de F-39 pela FAB. A aeronave realizou diversos ensaios de voo do equipamento. O caça já foi incorporado à frota da Força Aérea.
Comentários desta notícia