No fim da tarde desta quinta-feira (25), a prefeitura de Itajaí emitiu um decreto que estabelece novas restrições para conter o avanço dos casos de Covid-19. As regras, que começam a valer à 0h de sexta-feira, incluem praias fechadas e aulas presenciais suspensas.

O decreto também estabelece movimentação de no máximo 25% da capacidade em todo o comércio – inclusive em shoppings e supermercados. A prova de roupas e calçados está proibida.
>Bolsonaro questiona máscara e isolamento no dia mais letal da covid-19
A limitação a 25% da capacidade também vale para bares, restaurantes, academias e igrejas. O atendimento ao público na prefeitura está suspenso em quase todos os setores, com exceção das atividades essenciais como postos de saúde, Vigilância Sanitária e Defesa Civil.
As medidas foram anunciadas pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB) no momento em que o Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência na região, alcançou 95,71% de ocupação dos leitos de UTI. No início da noite desta quinta-feira (25), havia apenas três vagas disponíveis. Itajaí tem 16,2 mil diagnósticos de Covid-19 confirmados, com 1.139 casos ativos.
>Governador deverá decretar lockdown total em Santa Catarina
As regras são válidas por 15 dias, até 12 de março, para a maioria das atividades. As aulas presenciais permanecerão suspensas até 14 de março.
Regras regionais
Durante a tarde, prefeitos das 11 cidades que integram a Associação dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (Amfri) se reuniram virtualmente para definir ações em conjunto. Segundo o presidente, o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, os municípios avaliam medidas restritivas a serem implementadas. Ele afastou a possibilidade de fechamento total de atividades.
O que diz o decreto em Itajaí
Academias e áreas afins: Funcionamento permitido das 6h às 22h com máximo de 25% de ocupação.
Mercados, mercearias e supermercados: Ocupação limitada a 25%, sem restrição de horário de funcionamento.
Bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, conveniências, foodpark e demais atividades: Funcionamento permitido das 6h às 22h com máximo de 25% de ocupação. Serviços de delivery permitidos sem restrição. Está proibida a permanência de pessoas em pé, exceto em filas e para acesso a banheiros, e de aglomerações em frente aos estabelecimentos.
Comentários desta notícia