Com o objetivo de manter a praia mais limpa e evitar a poluição do mar, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Obras, iniciou nesta terça-feira (09) a instalação de 900 lixeiras de 65 litros cada, por toda a nova faixa de areia da Praia Central.
A manutenção das lixeiras será feita pela Ambiental, empresa também responsável pelos cuidados na faixa de areia.
Além das novas lixeiras, a Prefeitura também aconselha aos moradores, de evitar o uso de plástico, levando para a praia sacolas biodegradáveis para armazenar o lixo, garrafas reutilizáveis e canudos de material sustentável.
A ação, além de proteger as belezas naturais e a vida marinha, também promove o bem-estar dos banhistas que frequentam o local.
Selo Município Lixo Fora D’Água
Por suas ações de prevenção e combate ao lixo marinho por resíduos sólidos, Balneário Camboriú é a primeira cidade brasileira a receber o “Selo Município Lixo Fora D’Água”, concedido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), representante nacional da International Solid Waste Association (ISWA).
Por meio do projeto Lixo Fora D’Água, a Prefeitura busca elaborar um roteiro para combate ao lixo no mar, com foco na melhoria dos sistemas de limpeza urbana, na valorização e recuperação dos materiais (principalmente plásticos) e na disponibilização das infraestruturas necessárias para impedir que tais materiais continuem chegando nos mares.
Comentários desta notícia