
Cristiane da Silva, de 33 anos, moradora de Balneário Camboriú, foi presa no dia 21 de janeiro ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela cidade de El Paso, no Texas. Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a um ano de prisão por associação criminosa e incitação ao crime nos atos do 8 de janeiro, ela era considerada foragida da Justiça brasileira. Cristiane estava acompanhada de mais duas brasileiras, também foragidas dos atos golpistas.
Defesa Alega Perseguição Política
A defesa de Cristiane nega seu envolvimento nos atos em Brasília e afirma que ela buscava refúgio político nos Estados Unidos, alegando perseguição. Segundo informações do UOL, a brasileira teria viajado para a capital federal em um ônibus com militantes, pagando R$ 500 pela passagem. No entanto, sua defesa insiste que ela não participou diretamente das manifestações que resultaram na condenação.
Rota de Fuga e Possível Extradição
Após sua condenação, Cristiane fugiu para Buenos Aires, na Argentina, em junho de 2024. Meses depois, seguiu para os Estados Unidos, passando por Peru, Colômbia e México. Agora, detida pelas autoridades norte-americanas, a brasileira aguarda os trâmites legais que podem resultar em sua extradição para o Brasil.
Comentários desta notícia