Neste fim de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as capitais brasileiras devem registrar temperaturas acima dos 30°C. Além do calor, Santa Catarina, pode enfrentar temporais isolados.
Uma massa de ar quente e seco está se intensificando nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Apesar do calor intenso para o período, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclareceu na terça-feira (23) que ainda não considera esse fenômeno como uma onda de calor.
Segundo informações do Inmet, a designação de “Onda de Calor” é atribuída quando a previsão indica que as temperaturas, especialmente as máximas, devem ficar 5°C acima da média mensal, por um período mínimo de dois a três dias consecutivos, em uma determinada área de abrangência.
A previsão é de que o calor persista nas cidades até quinta-feira (2), com o Rio de Janeiro alcançando os 39°C e Cuiabá chegando a 37°C.
Santa Catarina vai ser atingida pelo calor?
Os moradores de Santa Catarina também podem aguardar um fim de semana quente. No entanto, para aqueles que planejam uma ida à praia, o domingo (28) pode trazer a ameaça de chuvas e temporais isolados.
No sábado (27), o calor se intensifica em todas as regiões de Santa Catarina, com predominância de tempo firme e ensolarado. As temperaturas máximas devem girar em torno de 30°C em praticamente todo o Estado.
A Defesa Civil informou que as temperaturas máximas em pontos do Oeste, litoral e Vale do Itajaí variam de 31 a 34°C. No Litoral Sul, os valores podem ser ainda maiores.
A aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul aumenta a possibilidade de chuva e temporais à noite, especialmente entre o Planalto e o Litoral Sul, nas áreas de divisa.
O avanço da frente fria traz instabilidade no domingo, principalmente para a metade sul de Santa Catarina. O dia começa abafado, com temperaturas elevadas antes da chegada das chuvas.
A maioria das áreas deve registrar um calor próximo a 30°C. Entretanto, entre o Planalto e o Litoral Sul, o tempo permanece fechado ao longo do dia, com temperaturas não ultrapassando os 23°C.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais isolados acompanhados de chuvas pontualmente intensas, rajadas de vento e até mesmo eventual queda de granizo.
A previsão indica continuidade de instabilidade para a segunda-feira (29), especialmente nas regiões do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Já na terça-feira (30), espera-se uma melhora, com as instabilidades se concentrando no Rio Grande do Sul. Assim, o tempo firme e o calor devem predominar em grande parte de Santa Catarina.
Comentários desta notícia