A partir deste fim de semana, Santa Catarina enfrentará uma queda brusca de temperaturas. Com chance de geada e com temperaturas que podem variar de 0°C a 4°C, segundo Piter Scheuer, meteorologista.
“É a massa de ar frio mais forte até o presente momento, mas terão outras mais fortes, lembrando que estamos em maio e é normal ter transição de massas de ar frio. Está mais do que na hora.”
A possibilidade de neve. “Apenas um modelo está apontando”, diz Piter Scheuer.
>>>Dois novos prédios de Balneário Camboriú ocupam os primeiros lugares no ranking de mais altos do Brasil
Ele explica que o fenômeno se forma por conta do ar frio e úmido que fica presente nas primeiras camadas da atmosfera, por conta da atuação de uma massa de de ar polar que traz a condição para a precipitação.
“Geralmente ocorre nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Serra catarinense, onde são as áreas mais propícias. Basicamente o ar frio e úmido são os principais ingredientes para a formação de neve”, destaca.
>>>Empresa da Austrália apresenta tecnologia de pintura em rodovias que brilha no escuro
Neve:
As neve em Santa Catarina costumam ocorrer nos meses de junho, julho e agosto por conta de fortes massas de ar polar, o que deve ocorrer novamente neste ano.
“Pelo menos umas quatro massas de ar polar mais fortes devem acontecer. No mês de maio pode até ocorrer, mas é muito muito pontual. Vai depender muito do andamento das projeções nesses próximos 15 dias”, avalia.
Comentários desta notícia