Instalados há quase dois meses, os radares de controle de velocidade ainda não começaram a multar em Balneário Camboriú. A Secretaria de Segurança adiou o funcionamento dos aparelhos para melhorar a distribuição dos equipamentos pela cidade. A expectativa inicial era que eles estivessem operantes até o fim do mês, mas a prefeitura informou, no fim da manhã desta terça-feira (14), que as autuações não ocorrerão em janeiro e que, por enquanto, não há data certa para que os aparelhos funcionem.
A ideia inicial era de instalar 32 radares. Mas a prefeitura acabou reduzindo para 22. A previsão era que as multas começassem a ser emitidas em dezembro, mas, segundo o secretário de Segurança, David Queiroz, percebeu-se que alguns radares estavam muito próximos dos aparelhos que aferem avanço de sinal (estes, sim, emitem multas desde o fim de novembro).
A preocupação da prefeitura foi que a proximidade desse aos motoristas a sensação de “excesso” de fiscalização. Por isso, sete dos 22 radares vão mudar de lugar. A reinstalação ocorrerá nos próximos dias.
Antes de habilitar as autuações, a Secretaria de Segurança pretende revisar a sinalização dos radares – podar árvores próximas, e verificar se eles estão bem visíveis. A ideia é que os motoristas não sejam pegos de surpresa pela fiscalização.
Por Dagmara Spautz
Comentários desta notícia