Santa Catarina está sob alerta para uma onda de calor até quarta-feira (25), conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas no estado devem ficar até 5°C acima da média em quase todas as regiões, exceto no litoral.
Segundo a Defesa Civil, os termômetros devem ultrapassar os 30°C no Grande Oeste, na Serra e no Planalto Norte. O ponto máximo de calor é esperado entre a tarde de terça-feira (24) e quarta-feira (25), com temperaturas próximas de 40°C.
Baixa umidade
O forte calor também deve ser acompanhado por baixa umidade nesta terça-feira (24). O Inmet alerta que as regiões Oeste e Extremo-Oeste podem registrar umidade relativa do ar inferior a 30%, resultado da combinação de uma massa de ar quente e seco com ventos vindos do Norte.
Leia também>>VÍDEO: Maus-tratos em creche: professora é demitida após denúncia em Itajaí
Na segunda-feira (23), duas cidades catarinenses já registraram níveis de umidade abaixo de 30%: Curitibanos, na Serra, com 28%, e Rio Negrinho, no Norte, com 29%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade para a saúde humana varia entre 40% e 70%. Quando a umidade desce para 30%, já representa um estado de alerta, podendo provocar desidratação, dificuldades respiratórias, sangramento nasal, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
Comentários desta notícia