O “Super El Niño” associado com um ciclone extratropical que atua em Santa Catarina pode trazer neve ainda esta semana ao Estado. O aviso foi feito na manhã desta terça-feira (11) pela Defesa Civil de Santa Catarina.
>>Tornado é registrado em Santa Catarina
De acordo com a pasta, o ciclone extratropical em alto mar, ainda desloca umidade para a costa, mantendo a presença de nuvens do centro ao leste do estado, bem como a condição para chuva ocasional.
Onde vai nevar
Na Serra catarinense o combo de umidade e ar frio favorece a chance de precipitação invernal (chuva congelada e/ ou congelante e neve).
A previsão da Defesa Civil é para que a neve chegue a Santa Catarina nesta sexta-feira (14).
>>Caminhonete roubada em BC é recuperada no Paraná com mais de 500 kg de maconha
Previsão para a semana
Nesta terça-feira (11) o tempo segue instável e com chuva em todas as regiões do Estado, ainda por influência do fluxo de umidade e calor vindos da região amazônica e de cavados (áreas alongadas de baixa pressão).
A chuva mais persistente e intensa ocorre entre o Planalto Sul, Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Nas demais regiões do estado a chuva ocorre de forma ocasional e acompanhada por trovoadas e temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva persistente, intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
As temperaturas máximas se aproximam de 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 14 e 22°C nas demais regiões.
Já na quarta-feira (12) a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, concentra a instabilidade mais intensa nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, sobretudo no Litoral Sul e Planalto Sul.
No final do dia, a chuva volta a ganhar força e a ocorrer acompanhada por temporais, que começam pelo Extremo Oeste e se estendem para as demais regiões na madrugada da quinta-feira (13).
A formação deste ciclone também intensifica o vento, que varia de nordeste a noroeste com rajadas entre 50 a 70 km/h, principalmente a partir da tarde.
O mar vai ficar agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Por isso, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, aos temporais, às fortes rajadas de vento, ao mar agitado e à ressaca.
As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 21°C no Oeste e no Extremo Oeste e entre 10°C e 18°C no restante do Estado. No entanto, as máximas podem superar os 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 16°C e 23°C nas demais regiões.
A quinta-feira (13) vai começar com temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul na madrugada, por influência do ciclone extratropical. No decorrer da manhã, a chuva avança para as demais regiões de Santa Catarina ao mesmo tempo em que perde força.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. No restante do dia, permanece a condição para chuva em todas as regiões catarinense, porém de forma mais persistente entre o centro e o sul do estado. Haverá risco de alagamentos, deslizamentos e inundações.
Já na sexta-feira (14), como explicado no início do texto, haverá chance de neve na Serra catarinense.
No sábado (15) o tempo “vira” e a massa de ar seco e frio se instala no Sul do Brasil, deixando o tempo firme e ensolarado em Santa Catarina.
Nestes dois dias (sexta e sábado) fará frio no amanhecer e o vento ficará fraco. No entanto, o mar seguirá agitado com chances de ressaca e alagamentos costeiros.
Se prepare
De acordo com o Ministério da Saúde, as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria covid-19, que ainda não está totalmente controlada. Além dessas, doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite aumentam consideravelmente.
Por isso, o Ministério recomenda que a população fique em ambientes ventilados, mantenha as vacinas em dia e não deixe de se hidratar.
Por ND
Comentários desta notícia