Durante o ano de 2022, os serviços da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú superaram a marca de 1 milhão de atendimentos. Com uma população estimada em 150 mil habitantes, a cidade somou 1,22 milhão de atendimentos neste ano, divididos entre as Unidades Básicas e Especializadas de Saúde, Pronto Atendimentos e o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC).
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Nações e o Pronto Atendimento (PA) da Barra registraram no ano, mais de 437 mil atendimentos. Os dados são do relatório feito pela Secretaria de Saúde, relativo aos atendimentos mensais tanto pediátricos, como clínicos. O Pronto Atendimento da Barra registrou 192.941 atendimentos; já na UPA das Nações foram 244.757 atendimentos.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fecharam o ano com mais de 530 mil atendimentos feitos, um total de 1.161.297 procedimentos realizados. Os dados consideram os atendimentos da Estratégia de Saúde da Família, visitas domiciliares, enfermagem, Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria. No total, o município possui oito UBS.
Já nas Unidades Especializadas, o número foi superior a 157 mil atendimentos. A soma está distribuída entre o Ambulatório de Especialidades Médicas, Ambulatório Psicossocial, SAMU, Centro de Atenção Psicossocial e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS II e CAPS AD), Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), Centro de Diagnose, Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS), Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e Posto de Atenção Infantil (PAI).
“Neste ano tivemos grandes realizações na Saúde de nossa cidade. Entre elas, estão a implantação do serviço de motolância, atendimentos pós-covid, ampliação e troca da frota de veículos para segurança e transporte dos pacientes e, claro, o início da construção da nova UPA da Barra, que já teve concretada a segunda laje e será um equipamento de primeira para atendimento da Região Sul”, pontua o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.
Hospital Ruth Cardoso
Só os atendimentos realizados pelo Pronto Socorro do Hospital Municipal Ruth Cardoso ultrapassaram a marca dos 100 mil em 2022. Durante o ano, além de moradores da cidade, foram atendidos pacientes de cidades como Bombinhas, Itapema, Porto Belo e da vizinha Camboriú, além de outros municípios de Santa Catarina e até de outros estados.
Em relação às internações, foram registradas 10.300 ao longo do ano. As internações são distribuídas entre a Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Maternidade, UTI’s Adulto e Neonatal.
O Hospital Ruth Cardoso atende moradores de diversos municípios. Neste ano, 44% dos pacientes do Pronto Socorro do Hospital eram de outras cidades. Quando se trata das internações, o número aumenta: 58% dos pacientes do hospital são de outros municípios. Em relação ao PA da Barra, 32% dos atendidos em 2022 são de outras cidades. Já na UPA das Nações, o percentual de atendimentos de pessoas de fora é de 25%.
“O Hospital Municipal Ruth Cardoso continua cumprindo seu papel de referência em média complexidade. Em 2022, o Ruth Cardoso foi o 11º hospital com maior número de internações entre os 173 hospitais do estado de SC. Conta com um atendimento diferenciado e humanizado, com 24 especialidades médicas a serviço da população de Balneário Camboriú, da região e dos turistas que aqui chegam, com atendimento exclusivamente do SUS, totalmente gratuito e de qualidade”, completa o prefeito.
Comentários desta notícia