Ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti seguem sendo feitas em Balneário Camboriú. Na madrugada desta sexta-feira (24), o fumacê será aplicado no Centro da cidade em conjunto com o Estado.
As equipes estarão entre a Rua 10 , Rua 902, entre a Avenida Central e 4ª Avenida. O raio delimitado para a aplicação do produto é determinado em conformidade com o Estado, que recomenda a aplicação em locais próximos de onde são registrados casos positivos.
A recomendação é para que, se possível, o morador deixe portas e janelas abertas, protegendo animais e alimentos. É importante permanecer dentro de casa, para evitar intoxicação.
>>Veja também: Camboriú recebe doações para ajudar famílias atingidas pela chuva
Vale ressaltar que a nebulização é uma medida que elimina apenas mosquitos adultos e não exclui a possibilidade de eliminar os criadouros e impossibilitar o aparecimento do mosquito.
A Vigilância informa ainda que todos os casos positivos e suspeitos de dengue estão sendo monitorados. De acordo com os números do Departamento, Balneário Camboriú possui 78 casos positivos, sendo 36 autóctones, 24 indeterminados e três importados, além de um caso importado de Chikungunya. No momento, são registrados 456 focos do mosquito da dengue.
Neste sábado (25), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú promove um mutirão para o combate ao mosquito da dengue, no Bairro das Nações. Este é o segundo mutirão organizado pelo departamento após confirmação de novos casos.
Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo, dor atrás dos olhos podendo ocorrer também náuseas, vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo.
Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus.
Em caso de sintomas, é recomendado procurar a Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento médico e não realizar a automedicação.
Para denunciar locais com suspeita de proliferação do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através dos seguintes telefones: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 ( WhatsApp) ou no 0800 644 3388.
Comentários desta notícia