Escolas e creches municipais de Blumenau registraram seis casos de covid-19 na primeira semana após a volta às aulas presenciais

Escolas e creches municipais de Blumenau registraram seis casos de Covid-19 na primeira semana após a volta às aulas presenciais. Segundo levantamento da Secretaria de Promoção da Saúde, entre os dias 8 e 12 de fevereiro quatro professores e dois estudantes testaram positivo e precisaram ser isolados das atividades. Os casos ocorreram em seis diferentes unidades de ensino.
>Conheça as gêmeas que realizaram cirurgia de mudança de sexo em Blumenau – SC
Três dos professores atuam em escolas. O quarto trabalha num centro de educação infantil. Ainda de acordo com a secretaria, os dois alunos infectados pelo coronavírus frequentam escolas distintas. Os nomes das unidades não foram divulgados, segundo o município, em respeito ao sigilo médico dos pacientes.
Blumenau tem 124 unidades de ensino, entre escolas do ensino fundamental e creches. Cerca de 18 mil dos 36 mil alunos frequentaram os primeiros dias de maneira presencial. O município adotou um sistema de revezamento para manter distância entre os estudantes nas salas de aula. Enquanto parte da turma assiste às aulas presenciais, a outra acompanha atividades online.
VÍDEO: Pastor nocauteia obreiro durante culto na Assembleia de Deus em Camboriú
Conforme determina uma portaria da Secretaria de Estado da Saúde, todos os casos suspeitos de coronavírus são comunicados à Vigilância Epidemiológica e enviados para atendimento médico. Nos locais em que há casos positivos, a norma prevê limpeza dos ambientes, objetos e superfícies usadas pelo paciente. Nos seis casos positivos registrados até o momento, “não houve necessidade de isolamento dos demais professores e alunos”, segundo o município.
Blumenau tem 1,4 mil pacientes em tratamento de coronavírus, de acordo com o boletim municipal de domingo (14). Desde o fim de janeiro, o número de casos diários registrados vem crescendo, considerando-se a média móvel dos últimos sete dias. Há 37 pessoas internadas em leitos de terapia intensiva nos hospitais.
>Santa Catarina tem previsão de tempestades em muitas regiões nesta segunda-feira
Os estudantes da rede municipal voltaram às aulas presenciais no dia 8 de fevereiro. As escolas estaduais devem retornar no dia 18.
Por Evandro de Assis
Foto: João Victor Góes
Comentários desta notícia