Na noite desta quinta-feira (17), o céu será palco de um fenômeno especial: a maior superlua de 2024. O espetáculo poderá ser observado a partir das 18h30, pelo horário de Brasília, e promete encantar o público com sua impressionante luminosidade e tamanho.
A superlua ocorre quando a lua cheia se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Neste momento, a lua estará cerca de 14% maior e 33% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante. O fenômeno, que já pôde ser visto duas vezes neste ano, será o mais marcante de 2024, com a lua posicionada a aproximadamente 357.364 quilômetros da Terra — uma distância menor que a média usual de 384.400 quilômetros.
Leia também>>Acidente com lancha em Balneário Camboriú deixa uma pessoa morta e outra ferida
De acordo com especialistas, embora a Terra tenha um formato irregular, os astrônomos consideram uma superlua quando o satélite está a pelo menos 90% do perigeu. Ou seja, mesmo que não esteja no ponto exato de maior proximidade, o efeito visual já é suficiente para causar uma superlua.
O fenômeno será visível em todo o Brasil, com condições favoráveis para a observação durante toda a noite. Como acontece em luas cheias, ela aparecerá no horizonte leste logo após o pôr do sol no oeste, e seguirá visível até o amanhecer.
Prepare-se para apreciar o fenômeno astronômico mais fascinante do ano!
Comentários desta notícia