Nesta semana, foi iniciado o processo licitatório para a instalação de uma usina solar em Timbó, que marcará a cidade como a primeira prefeitura em Santa Catarina e uma das poucas no Brasil a gerar sua própria energia elétrica. O projeto busca atender a demanda de energia de mais de 45 prédios públicos, incluindo escolas, unidades de saúde e outras estruturas municipais.
Com um investimento de quase R$ 5 milhões, financiado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com apoio de recursos internacionais do Banco Europeu de Investimento e da Agence Française de Développement, a usina solar fotovoltaica trará benefícios econômicos e sustentáveis. “Queremos deixar nossa cidade cada vez mais sustentável e pronta para o futuro”, afirma o prefeito de Timbó, Jorge Krüger.
Além da produção de energia limpa, o projeto trará significativa redução nos gastos com eletricidade. A economia gerada, estimada em R$ 1,6 milhões por ano, permitirá redirecionar recursos para áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura.
A usina, que terá capacidade de gerar 1 MWp (megawatt-pico), será instalada junto ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, no Bairro Araponguinhas. Empresas interessadas em participar do processo licitatório têm até o dia 8 de novembro para enviar suas propostas ao setor de licitações da Prefeitura.
Comentários desta notícia