A intenção do Ministério da Saúde é dar início à vacinação contra a Covid-19 em todos os estados brasileiros na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, às 10h. A informação é do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que está em reunião virtual da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
A data dependerá da confirmação da aprovação de uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca pela Anvisa. A intenção do Ministério é distribuir as doses aos estados na terça-feira (19). A estratégia é começar pelas capitais, para então iniciar a distribuição às demais cidades.
A primeira leva será de oito milhões de doses, dois milhões da AstraZeneca e seis milhões da Coronavac. A segunda etapa será em fevereiro, com o envio de 30 milhões de doses aos estados.
O primeiro grupo a ser vacinado será o dos profissionais de saúde, idosos que estão em asilos e indígenas. Em seguida, os idosos com mais de 75 anos.
Serão, portanto, 8 milhões de doses distribuídas no Brasil semana que vem. @minsaude distribui aos Estados que repassam aos municípios. Início previsto da vacinação é quarta, dia 21, 10h em todo o território nacional.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 14, 2021
De acordo com o prefeito, apesar de manter diálogo com fabricantes de vacinas importadas, como Pfizer, Johnson e Moderna, a aposta do governo brasileiro será nas doses produzidas no Brasil, ou em parceria com instituições brasileiras – além da AstraZeneca e da Coronavac, também a russa Sputnik V. Juntas, elas poderão chegar a 400 milhões neste ano, pela estimativa do Ministério.
Gean disse que saiu satisfeito da reunião, porque há enfim uma data programada. Essa era a principal cobrança dos prefeitos da FNP, já que as cidades precisam estar organizadas para iniciar a vacinação. Também participou da reunião o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB). Pela prefeitura de Joinville, quem acompanhou o encontrou foi o secretário da Fazenda, Flávio Alves.
Em busca da vacina
Para dar conta da data divulgada pelo Ministério da Saúde, o governo buscará dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca em Mumbai, na Índia. O voo fretado da Azul para buscar os imunizantes parte do Recife (PE) nesta sexta-feira (15), às 23h.
O avião é um Airbus A330neo, e fará a viagem especialmente para trazer as vacinas. A viagem estava inicialmente prevista para esta quinta-feira, mas foi reagendada por questões de logística internacional.
Comentários desta notícia