Os peixes estavam próximos aos banhistas, na Barra Sul
Na tarde deste domingo (7), um cardume de cerca de 100 raias foi avistado na praia central de Balneário Camboriú. Os peixes estavam próximos aos banhistas, na região Barra Sul.

Conforme o professor e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Soto, esses animais não representam risco aos banhistas, já que a raia só ataca se for encurralada e agarrada.
>Educação de Camboriú se prepara para volta às aulas presenciais
— Não existe nenhuma referência bibliográfica que fale de um ataque deliberado de uma raia contra um humano. Algumas raias de certas famílias possuem esporões [popularmente chamado de ‘ferrão’], que são extremamente dolorosos e grandes raias que têm esses ferrões são perigosas quando manuseadas — afirmou.
>Prefeitura de Camboriú abre inscrição para Casamento Coletivo
Soto explica que os animais são da família Rhinoptera, mas não foi possível identificar a espécie por meio dos vídeos. Segundo ele, é possível que sejam raias-beiço-de-boi ou raias-águia, que são animais de “meia-água”, ou seja, não ficam no fundo do mar.
O professor comemorou a cena incomum registrada neste domingo:
— Ficou cada vez mais raro se ver, pois a costa gaúcha e catarinense eram áreas mais usadas pelos animais para se reproduzirem. A presença delas é um ótimo sinal na enseada de Balneário Camboriú, que a gente considera tão alterado no ambiente.
Comentários desta notícia