
A volta ás aulas presenciais em Santa Catarina será por etapas, num cronograma que levará em conta a faixa etária dos estudantes. Universidades serão as primeiras a retornar, seguidas pelo Ensino Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. As diferentes etapas serão separadas por intervalos de uma semana — ou 15 dias, a depender da evolução.
Esse cronograma vem sendo discutido internamente entre dirigentes de educação do Estado e das prefeituras, mas só será oficializado em meados de setembro, quando o cenário da Covid-19 estiver mais claro. As medidas valerão também para as instituições privadas.
O atual decreto estadual proíbe o retorno das aulas até 12 de outubro. Os acadêmicos voltariam às cadeiras das universidades no dia 13, terça-feira. Isso se os números da pandemia de coronavírus permitirem. Uma das medidas previstas é autorizar os estudantes a optar se preferem assistir às aulas em sala ou pela internet.
O governo estadual já divulgou diretrizes de protocolos a serem adotados para alunos com mais de 14 anos de idade. Regras semelhantes estão sendo desenvolvidas para os ensinos Fundamental e Infantil. É possível que as aulas dos anos finais do Fundamental — 6º a 9º anos — voltem ainda em 2020. Mas entre gestores ouvidos pela coluna há sérias dúvidas sobre séries iniciais e creches. É mais provável que fiquem para o ano que vem.
Comentários desta notícia