O Orkut, a popular rede social do Google dos anos 2000, voltou aos holofotes nas discussões do X na última segunda-feira (12). Isso aconteceu quando usuários brasileiros começaram a relembrar como as comunidades do site, que funcionavam como fóruns de discussão, tinham o poder de unir pessoas com interesses em comum.
Naquele tempo, algumas comunidades eram conhecidas por suas piadas de duplo sentido, enquanto outras reuniam milhões de usuários. Entre as mais icônicas estavam “Eu Odeio Acordar Cedo,” com 6.106.958 membros, e “Eu amo minha MÃE!”, que contava com 4.571.629 participantes.
“No Orkut, as pessoas se conectavam por interesses compartilhados. Se eu criasse uma comunidade chamada ‘Eu odeio calça saruel’, ninguém que gostasse de calça saruel apareceria para reclamar, porque essas pessoas estariam na comunidade ‘Eu amo calça saruel’. Podíamos expressar nossos gostos e desgostos em paz,” escreveu um usuário no X. A publicação alcançou 2 milhões de visualizações e recebeu centenas de comentários.
O engenheiro turco Orkut Buyukkokten, fundador da rede social que leva seu nome, estava no Brasil enquanto seu antigo site voltou a ser lembrado pelos brasileiros. Ele está no país para participar do “Rio Innovation Week” nesta quarta-feira (14).
Em entrevista ao g1, Orkut revelou seus planos de relançar a rede social em breve. Além de contar com profissionais do Vale do Silício, ele mencionou que pretende recrutar executivos em São Paulo, cidade pela qual tem um carinho especial.
“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve”.
O fundador preferiu não divulgar uma data específica para o relançamento, mas indicou que está previsto para ocorrer em breve. Desde 2022, o site oficial do Orkut, desativado em 2014, foi reativado com uma mensagem em inglês e português, sugerindo que algo novo está em desenvolvimento (confira abaixo).
Comentários desta notícia