Na noite desta quarta-feira (28), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, emitiu uma intimação que exige que Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), designe um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas. Se essa exigência não for cumprida, a plataforma poderá ser suspensa no país.
Essa é a primeira vez que Moraes emite uma intimação com esse tipo de prazo. A rede social X havia anunciado, no dia 17 de agosto, que encerraria suas operações no Brasil. Na ocasião, a empresa responsabilizou o ministro do STF pela decisão.
No comunicado divulgado em 17 de agosto, a X alegou que Moraes ameaçou prender o representante legal da empresa no Brasil caso não fossem cumpridas as “ordens de censura” do ministro. Naquele momento, o STF não se pronunciou sobre as alegações da empresa.
O conflito entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes teve início em abril, quando Musk, proprietário da rede social X, acusou o ministro de “censurar” o Brasil e ameaçou desobedecer a ordens judiciais que restringissem o acesso a perfis na plataforma. Como consequência, Musk foi incluído no inquérito das milícias digitais do STF, supervisionado por Moraes.
Comentários desta notícia