Conforme o Ministério da Saúde, a ansiedade é uma resposta emocional que pode ocorrer em diversas fases da vida e ser desencadeada por diferentes situações. Alguns dos sinais mais comuns de ansiedade incluem:
- Insônia ou sono excessivo
- Sensação constante de inquietude, tensão ou irritabilidade
- Dificuldade para se concentrar
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Rigidez muscular
- Sudorese e tremores
- Náuseas
- Sensação de medo ou pânico
É comum que pessoas com transtornos de ansiedade também apresentem sintomas de depressão. Além disso, cada tipo de transtorno de ansiedade pode apresentar sintomas e comportamentos específicos:
- Transtorno de Ansiedade Social: Pode manifestar-se por meio de falta de ar, náusea e dificuldade em se comunicar em ambientes sociais.
- Transtorno do Pânico: Caracteriza-se por crises recorrentes de pânico, com sintomas como falta de ar, palpitações, dor no peito, suor excessivo, sensação de sufocamento e medo de perder o controle ou enlouquecer.
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Indivíduos com TOC têm pensamentos, preocupações ou impulsos obsessivos, que são angustiantes e intrusivos, e realizam compulsões ou rituais para tentar controlar essas obsessões.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha que busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio, realizada anualmente no mês de setembro. A iniciativa visa fomentar um diálogo aberto sobre saúde mental, combater o estigma relacionado ao suicídio e incentivar as pessoas a procurarem ajuda.
Comentários desta notícia